quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Começar a dar aulas e o medo dos iniciantes...

Saí da faculdade e agora?

Esta é a pergunta que fazemos depois que o curso acaba. E isso não se restringe apenas à área da Educação. Mas para nós, que vamos entrar em um mundo novo, onde nenhum aluno é igual ao outro, nenhuma turma é igual a outra e muito além de lidar com crianças ou adolescentes, estaremos lidando com adultos (colegas de trabalho e pais de alunos), pensar em tudo isso, pode nos dar um imenso frio na barriga...
A grande verdade é que em alguma hora precisaremos começar se quisermos fazer valer aquele pedaço de papel que se chama diploma e conquistamos com tanto esforço e estudos.
Então aqui vão algumas dicas para os professores iniciantes ou professores eventuais iniciantes:

1- Encare o seu medo. Até mesmo os melhores professores tiveram medo, isso é normal, mas enquanto você não começar, não saberá se realmente escolheu a profissão certa. Quanto mais cedo souber se fez a escolha certa, melhor. Eu já disse e gosto de repetir que estágio não é suficiente na área da Educação. Talvez em outras áreas seja eficiente, mas na área da Educação é fraco, pois estaremos lidando com seres humanos, seres complexos a nível extremo. Então o jeito, é você mesmo se colocar à prova. Teve uma oportunidade de ficar em uma sala de aula? Agarre a oportunidade e vá.

2- Se outros profissionais o desestimularem ou até mesmo pessoas do convívio próximo te colocarem para baixo, falando somente coisas negativas a respeito da profissão, absorva apenas aquilo que te interessa e melhore o seu astral. Quem vivenciará as situações é você e não os outros. É comum bater de frente com colegas de trabalho mais experientes do que você e que de alguma forma não depositarão fé em sua capacidade, principalmente se você aparentar ter menos idade do que realmente possui, lembre que você precisa colocar fé em você mesmo e não os outros.

3- Se tiver dúvidas, pergunte. Não tenha vergonha. Pergunte para os colegas de trabalho que se mostrarem mais competentes e que apoiem o seu início como professor. Isso o ajudará a se enturmar, mostrar o seu interesse e responsabilidade em fazer o certo, suas qualidades e competências.

4- Prepare e organize suas aulas com responsabilidade. Não é porque estará substituindo que dará uma aula meia boca, principalmente se você estará substituindo aulas por mais de uma semana. Se não souber os conteúdos a serem ministrados para uma determinada turma, se informe, corra atrás.
Se for substituir aula por apenas um dia, programe uma atividade, prepare uma aula dinâmica. Acredite, aulas mal planejadas quase sempre são sinônimos de indisciplina. Depois, não adianta culpar o aluno por suas falhas.

5- Vista-se de forma adequada. Se você é jovem, esta dica é importante. Não é porque os tempos mudaram, que você deve exagerar e se vestir de forma extravagante.
(Obs. Se você possui tatuagens ou coisas do gênero isso não impede que dê aulas. É importante trabalhar com a turma a questão do preconceito. Isso não significa que você possa se vestir de forma extravagante, atenção!!! Dê o exemplo, isso é ainda mais importante no seu primeiro dia).

6- Fale de forma simples. Você está lá para dar aulas e não para mostrar que você é um gênio. Se você não souber responder alguma pergunta de algum aluno, tenha humildade e diga que vai pesquisar posteriormente. Haja de forma natural, pois você também é um ser humano e não um robô que sabe tudo.

7- No primeiro dia, os alunos normalmente ficam mais quietos do que o de costume. Explique para a turma que vocês estão se conhecendo e se possível prepare uma dinâmica para quebrar o gelo.

8- Procure ficar a vontade. Sei que no primeiro dia é difícil, mas se os alunos sentirem insegurança de sua parte, principalmente as crianças, provavelmente perderão o respeito.

9- Mostre que você é o líder. Haja como tal, mas saiba que ser líder não é apenas impor regras. É fazer com que o ambiente seja favorável para o aprendizado do aluno.

10- Permita-se errar. Todos erramos, não busque a perfeição porque ela não existe. Se o seu primeiro dia não foi assim tão legal, pode ser que os próximos sejam... Então não desanime.

ENCARE O SEU MEDO! VOCÊ ESTUDOU PARA ISSO!


Por enquanto essas são as dicas... Espero que ajude os iniciantes em algo ;) 
Na próxima postagem, compartilharei com vocês a experiência de como foi a primeira vez em que enfrentei uma sala de aula.....



3 comentários: