domingo, 27 de outubro de 2013

Momento de reflexão: o que é ser educador?

Antes de começar a escrever sobre o tema, preciso esclarecer algo sobre o que aconteceu ontem no Facebook. Segundo o supervisor da página Auxiliares de Educação em Itapetininga, novamente fui restabelecida na página, porque de acordo com os meus comentários, não houve nada ofensivo que me fizesse ser banida da página. Isto me deixou muito contente ontem, pois eu acho que nós temos que respeitar a opinião das pessoas, concordando ou não com elas. Outra coisa que me deixou feliz, foi o fato do blog ter sido divulgado por lá, de forma bacana. Enfim, mas não foi somente isto o que me fará escrever mais um post aqui.

Depois de tudo o que aconteceu ontem, algo me fez refletir sobre o que é ser educador. Afinal, o que é ser educador? Internet é algo complicado. Uma frase que se diga errada ou seja mal interpretada, pode comprometer todo o seu ponto de vista, então resolvi tentar colocar o meu ponto de vista aqui, da melhor maneira possível.

Eu acredito que todas as pessoas em uma Escola, todos os funcionários, tem o seu papel educador e o seu papel fundamental para o bom funcionamento das atividades educacionais. Afinal, trata-se justamente de uma Escola, um ambiente escolar. Até mesmo os pais e responsáveis são educadores. E nós como educadores que somos, jamais deveríamos nos surpreender com o fato de que os próprios alunos são educadores. Eles também nos ensinam muitas coisas...

Mas então começa a confusão, qual é a diferença de professor e educador? Essa é a questão que as pessoas têm confundido e a resposta ainda é ambígua. Se uma professora diz que é educadora para um pai de aluno, essa informação irá passar batida, mas se a auxiliar de limpeza da escola faz a mesma afirmação para o pai de aluno, este talvez irá questionar, até que ela mesma explique o motivo da afirmação.

Em resumo, professor é o profissional que prepara as aulas. É o professor quem irá avaliar, correr atrás de conteúdos, procurar a maneira didática para ministrar determinado conteúdo. É quem vai conversar com o aluno quando as coisas não estiverem muito bem. Professor é quem vai procurar auxílio de auxiliares da educação quando necessário (na Educação Infantil, principalmente), é quem vai contar com a ajuda dos outros profissionais de uma Escola do mesmo modo.

Mas é certo dizer que o professor é educador? Sim.
É certo dizer que os outros funcionários da Escola são educadores? Sim.
Mas, seria certo dizer que todos os funcionários da escola são professores? NÃO!

E é aí que o bicho pega. Em uma Escola todos são educadores, mas cada um tem seu papel fundamental, caso contrário, poderíamos simplesmente chamar desde o diretor até o caseiro, de professores.
 A Educação ultimamente está tão confusa e tão lastimável, que a falta de professores no mercado é grande. Aí é mais fácil colocar outros profissionais para substituir o professor. Isto é um erro sem tamanho! Não estou desmerecendo os outros funcionários, gente, pelo amor de Deus! Mas se eu me calar diante do que vem acontecendo em muitas escolas não só no município, assim como no Brasil inteiro, eu vou estar desmerecendo os professores, não vou?
Isto na verdade, vira um desrespeito grande com todos os funcionários e principalmente para com os alunos.

Quando eu digo que uma Escola pode ser comparada a uma empresa, assino embaixo. A diferença é que estamos lidando com seres humanos e não com uma mercadoria qualquer. Em uma empresa cada um tem seu papel fundamental e isto deveria ser respeitado. O "produto" de nossa empresa, são os alunos. Será que eles saem das Escolas com toda a bagagem que deveriam, será que estamos formulando bem os nossos "produtos"? 
E digo mais, na minha opinião, a empresa que respeita e reconhece a importância de cada classe de trabalhador, é uma empresa bem sucedida. Em empresas bem sucedidas, não há espaços para alguém se sentir acima de outra pessoa só porque está em uma ocupação diferente. E também não há pessoas se inferiorizando porque ocupam um cargo diferente, não existe preconceito. Mas cargos diferentes irão existir sempre, de fato.
Não vou entrar em méritos de salários e todo o resto. Aliás acho que isso é pessoal de cada um. Posso ganhar uma merreca e estar feliz ou não. Estarei no meu direito de lutar por melhorias. Posso ganhar bem e dizer que ganho uma merreca, e aí? A questão de dinheiro, salário, fica para a Prefeitura ou Estado, afinal, não sou eu quem paga o salário de ninguém!
Outra coisa, títulos para mim é o que menos interessa. Criei este blog justamente por acreditar que ninguém é melhor do que ninguém, esteja ou não em uma ocupação maior. Uma auxiliar de educação pode ter maior competência naquilo que faz, do que um professor. Assim como uma auxiliar de limpeza pode ter mais competência do que uma auxiliar de educação!
Estou falando aqui, de respeitar o papel, a ocupação de cada um em uma escola. E respeitar está acima de qualquer salário, na minha opinião.

Seria um absurdo por exemplo, um homem fazer concurso para tratorista e quando assumir o cargo dar de cara com um táxi para dirigir! Onde está o respeito nisso?

Na minha opinião, dentro da escola, se auxiliar está fazendo papel de professor, professor fazendo papel de auxiliar, faxineira fazendo papel de cozinheira, diretor fazendo papel de secretário, opa, opa, opa... Tem coisa errada, não acham?

Na próxima postagem, vou falar sobre como foi a minha experiência em dar aula em um 6º ano... =)

2 comentários: