segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O 6º Ano inesquecível

Atendi o telefone, era de manhã. A secretaria de uma escola estava me ligando, pedindo para que eu fosse substituir aula em um 6º ano. No momento, eu nem pensei em nada. Estava sem aula, disse que iria sim. Foram combinados os horários e ela me avisou que a substituição seria de uma aula de Inglês. Quando caiu a minha ficha, quase enlouqueci.  Dar aulas para alunos mais velhos, ainda por cima de Inglês??? Era certo que seria apenas uma aula de substituição, mas mesmo assim... Meu Inglês também nunca foi dos melhores, aliás se eles estivessem em um nível avançado de Inglês, eu estava mais perdida do que poderia imaginar.
No mesmo instante, comecei a procurar material e atividades. Seria algo difícil porque arrumar conteúdo de Inglês, sem saber como andava o Inglês dos alunos, parecia uma loucura. 
Existem muitas ideias na internet para aulas de inglês, mas encontrar atividades para 6º ano, em pouco tempo estava sendo uma tarefa difícil.
Muito além de preparar a aula, eu estava mais preocupada com os alunos..... Eu estava acostumada até então, com crianças pequenas, bem mais novas. A verdade é que eu estava morrendo de medo de não ser bem aceita por uma turma de pré-adolescentes.
Preparei a aula. Imprimi com ajuda do meu irmão alguns passatempos básicos de Inglês. Liguei na escola para saber quantos alunos tinham na classe, para levar as atividades em número correto. Procurei em meus próprios cadernos antigos, alguma atividade bacana para trabalhar com eles. Por sorte, tive bons professores de Inglês.
No dia de ir dar a aula, me vesti de forma simples. Coloquei um tênis no pé, uma camiseta qualquer e uma calça básica. Acordei bem mais cedo para poder pegar ônibus e chegar no horário certo. Fui com medo, mas fui.
Quando cheguei lá, fui super bem recebida pelos funcionários. Expliquei que eu era iniciante na carreira e perguntei um pouco sobre a turma. Eles me falaram que o problema naquela sala, era o barulho.. E que se eu precisasse de qualquer ajuda, eles estariam ali. Me senti mais confiante.
Então, finalmente entrei na sala, o sinal tocou e lá estava eu. A sala na verdade não era pequena, mas parecia pequena, pois havia muitoooooos alunos. As carteiras ficavam próximas uma das outras e naquele dia, quase nenhum aluno faltou.
Me apresentei para aqueles vários olhinhos pré-adolescentes. Todos aqueles olhos estavam me observando. E finalmente perguntaram a minha idade. Respondi que tinha 21(naquele tempo). Eles me acharam nova. Teve alunas elogiando minha roupa.


Depois de feita as apresentações, estava um barulho infernal, mas quando entreguei as atividades sugeri que fizessem em grupo. Eles adoraram a ideia. Fizeram silêncio. Fiquei espantada, não havia aluno sem fazer o que pedi. Descobri que eu havia levado uma atividade a menos e o aluno reclamou, pois queria participar da atividade. Ele mesmo se prontificou a ir na secretaria e pedir para que imprimissem uma cópia pra ele. Eu estava chocada. E os funcionários da escola eram tão eficientes, que na falta de uma máquina de xérox, refizeram a atividade por computador num piscar de olhos!!!

 Tivemos uma aula bem dinâmica e aos poucos aquele meu medo foi passando... Eu tinha adorado aquela turma. Depois de terminarmos as atividades e juntos corrigirmos, vistei os cadernos. Entreguei uma folha para que eles escrevessem sugestões para a professora de Inglês deles, com nomes de músicas que juntos eles poderiam traduzir em sala de aula. Pareceram gostar muito da ideia, e aquela folha foi passando de mão em mão. Alguns alunos, no final da aula, me mostraram cadernos de desenhos muito legais e trocamos muitas ideias. 

Eu simplesmente havia adorado tudo ali. Percebi que fui preconceituosa com a faixa etária dos alunos. Acho até que me entendi bem com eles, por também ser jovem. 

Na saída, a diretora e os funcionários me perguntaram como havia sido e eu disse que gostei demais. Entreguei para eles a folha com o nome das músicas que os alunos sugeriram para a tradução. A diretora gostou a ideia. Aliás, a diretora foi extremamente gentil, me deu conselhos, uns toques e me animou!

Nesse dia, voltei para a casa feliz, satisfeita com o resultado da aula. Mudei completamente a minha visão e opinião a respeito de alunos mais velhos... Lembro deste dia com carinho!

Um comentário:

  1. Seu novo blog está nos meus favoritos professora Joanna.
    Embora algumas de suas experiências eu já conheça, é sempre bom revisitar.
    Ótimo post.

    ResponderExcluir