quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O dia em que enfrentei uma sala de aula..

O dia em que enfrentei uma sala de aula pela primeira vez, como professora (volante ainda por cima), não foi dos melhores dias de minha vida. Só posso dizer, que é um daqueles dias que me lembrarei para o resto de minha vida...
A diretora, muito gentil por sinal, havia me contatado por telefone para substituir um Jardim. Na hora eu confesso que recuei, expliquei para ela que não tinha experiência e que não me via dando aula para crianças tão pequenas, na verdade eu nunca tinha dado aulas... Mas a diretora me confortou, disse que eu não precisava ter medo, que as funcionárias estariam lá para ajudar e me deixou confiante. Aceitei e combinei os horários.
No mesmo dia, preparei com ajuda de minha mãe, várias atividades e uma dinâmica de grupo.
Quando chegou o dia de ir, me lembro de acordar bem mais cedo (na verdade mal dormi na noite anterior), ainda me sentia insegura. Fiquei ainda mais insegura porque soube por telefone que uma tia de meu pai que morava em outra cidade, uma pessoa muito querida havia falecido... Fiquei ainda mais nervosa. Mas eu não podia deixar de ir dar a aula.
Acabei indo nervosa mesmo e muito insegura. Quando cheguei na escola, fiquei com frio na barriga, mas as funcionárias me receberam bem. Já na entrada dois alunos que eram da minha turma me avisaram que eram bagunceiros. Mas não me intimidei.
Uma das funcionárias da escola me avisou que naquela sala havia uma menina com Síndrome de Down. Confesso que na hora eu fiquei ainda mais nervosa, não por preconceito, mas por desinformação.
Esperei por um tempo e levei a turminha em fila para a sala, para formar a fila já foi um caos, mas as auxiliares ajudaram. Chegando lá, eu já estava totalmente esquecida da rotina do Ensino Infantil... Percebi que minha aula não tinha sido bem planejada. Ainda vieram funcionárias me avisar dos horários de lanche (que aconteceram dentro da sala de aula mesmo), "jantinha" (que pra mim até hoje se chama merenda) e parque da criançada. Eu estava ultra assustada e as crianças perceberam isso.
Comecei com a dinâmica onde as crianças deveriam pegar uma das carinhas na roda para dizer como elas estavam se sentindo. Assim elas se apresentavam e tinham um tempo para falar.
Logo chegou a hora do lanche que era dentro da sala de aula mesmo, o que me surpreendeu e onde eu deveria servir o suco e dar os biscoitos. Havia criança reclamando pra todo o lado, onde uma falava que a outra tinha pegado dois biscoitos e outra criança tinha pegado três.... Com paciência contornei a situação.
Depois, entreguei as atividades para que elas fizessem, mas elas terminaram super rápido. Fiquei impressionada e percebi que eu deveria improvisar. Foi aí que dei os blocos para eles. Arrumei as cadeiras da rodinha longe, e deixei eles sentados em grupos, só então entreguei os blocos. Meu pesadelo aconteceu quando vi uma das crianças virar a caixa de blocos e todos eles se espalharem pelo chão.... Havia blocos pela sala toda!!!!!!!!!!!!! Deixei com que brincassem com os blocos por 15 minutos e então ordenei que deveríamos recolher e guardar. O problema é que alguns alunos não queriam ajudar e a sala virou uma loucura! Num piscar de olhos eu já estava irritada, nervosa e chateada, então veio um bloco direto para a minha testa! Isso mesmo, uma criança atacou um bloco em minha testa!!! Deu duro mas no final consegui fazer todos se acalmarem. 
Depois de uma "blocada" na testa, eu sobrevivi....
Depois de cantar vááááárias músicas infantis e o barulho na sala ser extremo, era hora da merenda da criançada. Mais uma vez, com dificuldade e muitas brigas entre alunos para saber qual seria o primeiro da fila a dar a mão para a professora, consegui sair da sala. Para fazer com que eles lavassem a mão, outro pesadelo: tinha criança querendo jogar água uma nas outras.... Um caos.
Depois da tal "jantinha" ou merenda, hora do parque. As crianças nem esperaram, correram para a piscina de bolinhas, outras para o "gira-gira". Havia bolinhas espalhadas pela escola inteira, criança brigando, criança girando no gira-gira na velocidade da luz. Neste momento pensei "CADÊ AS AUXILIARES MEU DEUS???". Foi então que avistei uma moça que julgo ser auxiliar, pedi a ela para que colocasse o sapato numa criança (detalhe que o sapato dela não queria entrar), assim eu poderia tomar conta das outras crianças, ou tentar pelo menos... Ela aceitou. Mas aí me perguntei porquê motivos ela não foi ajudar antes...
Corri para todo lado, eu já estava rouca, com dor nas pernas e enlouquecida...
A criança que menos me deu trabalho, era a que tinha Síndrome de Down. Aquela menininha tinha mesmo gostado da minha pessoa, isso talvez era o que ainda me mantinha ali, sem enlouquecer de vez...
Estava demorando, mas foi aí que deu treta na piscina de bolinhas. Me descuidei por 3 segundos, estava de costas dando atenção para o gira-gira, mas foi suficiente para ter uma briguinha lá na piscina de bolinhas. Um menino bateu a perna no outro e começaram a brigar. Não demorou para ter criança chorando.
O caso foi parar na diretora que foi super gentil e explicou que um dos alunos já estava dando problema fazia um tempo. 
Depois disso, retornamos para a sala, fiz leitura para a classe que estava super agitada e não viam a hora de ir embora. No fundo eu também não via a hora.
Mais uma briga aconteceu no bebedouro, um aluno ensopou o outro de água. Um havia pedido para ir ao banheiro e o outro para beber água, a briga aconteceu lá fora. Eu não vi, porque estava tão enlouquecida que não me lembrei de proibir dois saírem ao mesmo tempo. Mais choradeira.....
Quando chegou a hora da saída, os pais vieram buscar as crianças na sala. Naquele dia elas estavam sujas, mas estavam vivas. Certamente estavam cansadas também. Me despedi e dei um abraço em cada uma das crianças. 
Fui embora um caco mas firme. Aquela experiência não havia sido das melhores, mas confesso que quando me lembro desse dia e dessas crianças, não sei porque, mas tenho saudade...... Vai entender?

Bom, este foi a loucura que vivi no primeiro dia em que enfrentei uma sala de aula. Eu disse que não foi dos melhores... Mas talvez eu tenha passado a minha insegurança para eles, além de não ter planejado direito a aula. Com o tempo a gente aprende...

Na próxima postagem, vou falar um pouquinho sobre o ambiente escolar....

3 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar. Adorei o seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas dicas, fiz pedagogia e nunca dei aulas, fiz estagios mas faz tempo, tenho vontade de estar na ativa, perdi muito tempo sem ir atras do meu objetivo, todo começo é dificil, precisamos dele pra ter experiência né. Espero um dia conseguir!!

    ResponderExcluir
  3. Joana obrigada por compartilhar sua experiência, começo a fazer o curso em fevereiro, já ouvi muitas críticas e acredite seu texto me inspirou a não desistir. ^^

    ResponderExcluir